Para responder essa perguntar é importante levar em consideração a idade do seu filho(a).
Até os 3 anos, o lado emocional (lado direito do cérebro) do seu filho é o chefe. Nessa idade a criança age impulsivamente “sem pensar” e avaliar as consequências.
Quando a criança inicia a fase de perguntar muitos “por quês” é um indício de que o lado racional (lado esquerdo do cérebro) está se fortalecendo. O lado racional é responsável por: Controle das emoções, planejamento, autocontrole, análise e tomada de decisões.
Devido a maturação do “lado racional” a criança começa a desenvolver o autocontrole das emoções conforme ensinamos isso a elas.
A primeira pergunta que devo fazer para ajudar meu filho no controle das emoções é fazer a seguinte pergunta para mim mesmo: “Como eu lido com as minhas emoções? Como eu controlo minhas emoções?”. Muitos adultos tem dificuldade de controlar as próprias emoções. Essa reflexão é extremamente importante pois a forma que nós adultos lidamos com as nossas emoções, são espelhos para o comportamento da criança.
É importante ensinar a criança que o sentimento é sempre permitido, diferente de sua ação. É permitido ficar com raiva, mas não é permitido morder o irmão ou quebras coisas. Acolha o sentimento e ensine outro comportamento ao invés daquele que a criança está tendo.
Uma forma que podemos explicar isso pra criança é: “Eu entendo que você está com raiva, mas morder o seu irmão não é permitido. Você quer morder algo pra liberar sua raiva? Vamos pegar um travesseiro.” é melhor a criança morder o travesseiro do que o irmão, certo?
Nós adultos precisamos dar alternativas pra criança expressar sua raiva. Não basta apenas dizer “Pare com isso! Vai para o seu quarto! Pare de gritar” precisamos dizer o que a criança pode fazer:
- Você pode bater na almofada.
- Você pode morder essa bolinha.
- Você pode apertar seu urso.
- Você pode pedir um abraço da mamãe.
- Você pode ficar no seu quarto no silêncio para se acalmar.
- Você pode desenhar algo.
A criança só apreender a se controlar quando ensinamos isso a ela. Se eu estou nervoso como vou acalmar minha criança? Lembre-se: assim como é orientado em um voo colocarmos primeiro a máscara de oxigênio em nós para depois colocarmos e ajudarmos a criança, no momento de estresse e raiva do seu filho, é preciso minimamente se acalmar para dai sim conseguirmos acalmar e ajudar a criança.
Para eu conseguir lidar de maneira saudável com a emoção do outro eu primeiro preciso saber lidar com as minhas próprias emoções.
Gostou do post? Deixe um comentário para eu saber ❤