Psicóloga Infantil Curitiba – Amanda Mezza

Meu filho é ou está ansioso?

Ninguém nasce ansioso ou É a ansiedade! A ansiedade é um sentimento como qualquer outro, todos sentem ansiedade em algum grau. A ansiedade SEMPRE estará presente na vida de todas as pessoas. O problema aparece quando a ansiedade começa a interferir e/ou causas prejuízos na vida do seu filho ou da sua família.

A psicoterapia não tem o objetivo de eliminar a ansiedade, mas sim de ajudar seu filho e sua família a lidar melhor com ela. Esse objetivo também pode ser seu mãe e pai.

Você pode ajudar seu filho com a estratégia que eu chamei de INA:

  • IDENTIFICAR os momentos ansiosos;
  • NOMEAR a ansiedade quando aparece;
  • AJUDAR a lidar com a ansiedade.

Ao invés de falarmos: “Pára de perguntar sobre a viagem! Na próxima vez eu não vou te falar. Chega desse assunto, vai pro seu quarto.”

Diga: Você percebeu que já perguntou sobre o dia da viagem mais de 10 vezes hoje? (IDENTIFICAR)

Isso se chama ansiedade, é um sentimento que temos quando esperamos muito por algo. (NOMEAR)

Ao invés de perguntar, vamos anotar o dia da viagem no calendário? Melhor! Você pode fazer seu próprio calendário desse mês com o dia da viagem, o que acha? Quando você ficar em dúvida do dia você vai até o calendário para ver e a contar quantos dias faltam. (AJUDA-LO)

Caso o calendário não seja suficiente, continue ajudando seu filho a identificar os momentos que a ansiedade mais aparece e qual comportamento ele pode ter para amenizar e lidar com essa ansiedade.

O que acalma o meu filho? É importante saber quais atividades acalmam a criança para usar essas atividades como uma forma de regulação emocional quando a emoção é intensa. Por exemplo: se desenhar acalma o seu filho, você pode sugerir a ele, fazer desenhos de coisas que ele quer fazer na viagem e guardar na “caixa da viagem”. Então ao invés dele ficar pensando na viagem, perguntando o tempo todo, ele pode desenhar sobre a viagem. É como se a criança “transferisse” um pouco da ansiedade que está na cabeça e no corpo dela para o papel.

Lembre-se: A criança precisa da ajuda do adulto para conseguir aplicar a estratégia INA (Identificar, Nomear e Ajudar a lidar com a ansiedade).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *